Manifestações Culturais de Sergipe: Projeto na Escola Municipal Clotildes de Jesus Silva promove conscientização e valorização da cultura local

O evento foi marcado por atividades diversificadas que envolveram todos os alunos

10.Nov.2023

No último dia 01 de novembro, a Escola Municipal Clotildes de Jesus Silva, realizou um evento enriquecedor que visava promover o conhecimento e a valorização das manifestações culturais do estado. Organizado pelos professores Hugo Costa e Marília Oliveira, o projeto intitulado "Manifestações Culturais de Sergipe" dividiu as turmas em diferentes temáticas, abordando aspectos históricos, culturais e danças tradicionais, como o Parafuso, Samba de Coco, Reisado, Lambe-sujo e cabloquinhos.

O objetivo central do projeto era estimular a discussão e conscientização dos alunos sobre a importância de valorizar a rica cultura sergipana. Ao entender as origens das diversas manifestações culturais que compõem a identidade cultural e social da região, os estudantes tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre a história, religião e aspectos sociais que moldaram a cultura local.

whatsapp-image-2023-11-09-at-12-58-59_7dfb9b6a93018c9ba3dc9.jpeg whatsapp-image-2023-11-09-at-12-59-00_55e1acd39c51bf0fa864234b6.jpeg

O evento foi marcado por atividades diversificadas que envolveram os alunos de todas as idades, proporcionando uma experiência rica em cultura, diversidade e aprendizado. Durante as apresentações, os estudantes exploraram a dança do Parafuso, um ritmo tradicional sergipano que incorpora elementos da cultura africana, além de mergulhar na animada dança do Samba de Coco, que representa uma parte fundamental da herança cultural do estado. O Reisado, Lambe-sujo e cabloquinhos também foram destacados, cada um trazendo sua história e tradição únicas.

10.Nov.2023