ir conteudo

Prefeitura Municipal de Malhador

O CARTÃO POSTAL DE MALHADOR


12.Dez.2022

A anteriormente chamada Praça Senhor do Bonfim, agora denominada de Floro Alves de Araújo, é o novo Cartão Postal de Malhador, espaço público que nem de longe parece com aquilo que já foi em anos passados. No início da década de 1970, era apenas uma área singela, sem pavimentação alguma e ornamentada com poucas árvores da espécie fícus, conhecida por figueira-benjamim, as quais sombreavam o areal. 

A antiga praça era a porta de entrada da cidade para aqueles que vinham de Itabaiana através da atual Rua José Ramos de Souza. Esta nem tinha esse nome naquela época porque fazia parte da estrada de rodagem que dava acesso ao povoado Candeias, no município de Moita Bonita. 

As lembranças que há daquele logradouro público, além das mencionadas acima, são simplórias. O casario do contorno era bem humilde e havia árvores frutíferas aos fundos. Sua iluminação era precária, composta por poucas lâmpadas dispersas, pendentes dos trilhos de trem os quais serviam de postes. Em uma das esquinas, havia uma bomba de gasolina da marca Esso e, na lateral em frente, a capelinha do santo, que dava nome à praça, aparecia discretamente, espremida entre as casas, do mesmo jeito que ainda está hoje.  

O tempo passou e, na medida em que a cidade se expandia, a pracinha foi ganhando alguns benefícios urbanísticos, mas nenhum deles foi tão radical como o que ocorreu recentemente, sob a administração do prefeito Francisco de Assis Araújo Júnior, o Assisinho.  Nesse novo formato, a estrutura foi totalmente demolida – esta é a palavra exata – e ganhou cara nova. Surgiu com um novo traçado arquitetônico, acompanhado de um projeto paisagístico, composto por árvores nativas, palmeiras e outras plantas ornamentais. 

Quanto aos acessos laterais de pavimentação asfáltica e aos passeios centrais de cimento, estes foram retirados e substituídos pelos coloridos tijolinhos paver (pêver), outra inovação que Assisinho introduz no estado. Já os bancos de concreto foram trocados pelos de madeira e, ao centro da praça, foi construída uma estrutura circular em forma de um anfiteatro, contendo uma passarela ao meio com entrada e saída.

A nova praça foi um presente para a cidade, entregue no dia 22 de novembro passado, na mesma semana em que Malhador completou 69 anos de emancipação política. O vento de inauguração do novo espaço contou com as presenças da população local, dos povoados e de outros municípios. Foi um rebuliço, pois, até as primeiras horas da madrugada, as pessoas disputavam os melhores ângulos para tirar fotos de lembrança ou para postar nas redes sociais.

Não menos encantados ficaram os visitantes que vieram prestigiar a grande festa que ocorreu no dia 25 do referido mês, data do aniversário da cidade. Pelo que foi registrado, a reação foi idêntica à ocorrida na terça-feira, na noite de inauguração: todos queriam levar uma lembrança de Malhador. Sendo assim, escolhiam os melhores pontos e posavam para uma foto, eternizando, assim, uma linda imagem que por muito tempo ficará gravada na mente.

Porém, pelo andar da máquina do prefeito Assisinho, daqui a um ano, a dificuldade não será a escolha dos melhores ângulos para tirar fotos, mas a diversidade de cartões postais que surgirão. Quem aparecer, verá.

*Professor aposentado, colunista, escreve contos, crônicas e romances

12.Dez.2022

Outras crônicas

Prefeitura Municipal de Malhador utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Seg. a Sex.: 7:00-13:00